Vicentina, 22 de Setembro de 2018
2018-09-11 - 10:07:00

Mulher é primeira colocada no concurso para o cargo de soldado da PM-MS

A classificação da prova escrita objetiva foi divulgada nesta segunda-feira

Mídia Max

A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar. Uma mulher foi a primeira colocada na prova para soldado.

O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde.

A notícia vem após a polêmica do processo seletivo instaurada após a decisão de igualdade para mulheres, que antes tinham apenas uma quantidade limitada de vagas no concurso.


O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas. A princípio, apenas 47 destas posições poderiam ser destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres.

Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Na prática, se a antiga regra valesse, 23 candidatas ficariam de fora do processo. 

Após a polêmica, o secretário de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, explicou ao Midiamax que a definição do número de vagas nos concursos para as carreiras militares no Estado tem como o objetivo garantir a entrada das mulheres na corporação, pois, historicamente, o número de mulheres que se inscreve no concurso é menor.

No concurso deste ano, segundo Viegas, em números aproximados, o número total de inscritos para o cargo de soldado é de 34 mil, sendo 10 mil mulheres e 20 mil homens.

Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.

© 2012 - 2015 - VicentinaInforma - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Ribero Design
(67) 9979-5354